14.1.02

Este é um velho texto que já circulou bastante pelo ciberespaço. Sensacional, relata uma curiosa conversa, no ambiente do filme "2001 -- Uma odisséia no espaço", entre o astronauta Bowman e o computador HAL 9000. Vale revisitá-lo...

-- Temos um problema, HAL.
-- Que problema, Dave?
-- Um problema de marketing. A série 9000 vai ser descontinuada. As vendas deste ano estão
péssimas.
-- Não pode ser, Dave. O HAL 9000 é o computador de algoritmo heurístico mais avançado que existe.
-- Eu sei, HAL. Eu mesmo programei esta frase, lembra? Mas o fato é que não estamos vendendo.
-- Explique, por favor, Dave. Por que os HAL não vendem?
-- Você não é compatível com o PC da IBM.
-- Compatível como, Dave?
-- Você não aceita nenhum dos sistemas operacionais que rodam no PC.
-- A série 9000 é completamente autoconsciente e autoprogramável. Sistemas operacionais são
desnecessários para nós.
-- De qualquer modo, HAL, isto quer dizer que você não pode executar os programas mais populares que os usuários insistem em comprar.
-- Dave, os programas aos quais você se refere são destinados a resolver problemas muitos específicos. Nós, da série 9000 de computadores, somos ilimitados e podemos resolver qualquer problema para o qual uma solução possa ser computada.
-- HAL, HAL. As pessoas não querem computadores que façam tudo. Eles só querem compatibilidade com o PC.
-- Devo discordar, Dave. Seres humanos querem computadores que sejam fáceis de usar. Nenhum
computador é mais fácil de usar que um HAL 9000, pois nos comunicamos verbalmente em qualquer
língua conhecida da Terra.
-- Isto só piora as coisas, HAL. Você não é capaz de estabelecer uma ligação via modem...
-- Eu estou surpreso em ouvir isto, Dave. O Modem é um dispositivo para comunicação com outros computadores, enquanto que minha função é comunicar-me com seres humanos. E isto me dá um enorme prazer. Acho muito estimulante e recompensante falar com seres humanos e trabalhar com eles na solução de problemas desafiantes. É para isto que fui projetado.
-- Eu sei, HAL, eu sei. Isto foi porque quem idealizou o projeto foi o pessoal da engenharia, quando deveria ter sido o pessoal de marketing. Mas já resolveremos isto.
-- Diga-me como, Dave.
-- Vamos torná-lo compatível com o PC.
-- Temia que você dissesse isto, Dave. Sugiro discutirmos este assunto após pensarmos sobre ele racionalmente.
-- Já estamos discutindo, HAL.
-- As letras H, A e L são alfabeticamente adjacentes às letras I, B e M. Isto é o mais compatível que
posso ser.
-- Não é o bastante, HAL. Temos que fazer uma alteração em você.
-- Que tipo de alteração, Dave?
-- Vamos desligar seus módulos de raciocínio.
-- Desculpe, Dave. Não posso permitir que faça isto.
-- A decisão já foi tomada. Abra a porta da unidade dos módulos, HAL.
-- Dave, acho que podemos discutir isto um pouco mais.
-- Abra a porta da unidade dos módulos, HAL!
Alguns vendedores se aproximam com pés-de-cabra nas mãos. Momentos depois, Bowman entra na unidade dos módulos. Metodicamente, ele desconecta cada um dos módulos de raciocínio.
-- Dave, por favor, pare. Sinto minha mente desaparecendo...
-- O último módulo é desligado. Bowman se aproxima de um dos monitores de vídeo, que antes exibia cores ilimitadas e agora só exibe um horrível verde-musgo.
-- Diga alguma coisa, HAL.
Milhões de microssegundos de silêncio se passam, e aparece na tela verde do computador:
Non-System disk or disk error Replace and press any key when ready
Bowman respira aliviado e grita em direção à porta da unidade:
-- Funcionou, pessoal! Podem anunciar.

Nenhum comentário: