5.3.02

"Somente os amantes" -- Capítulo V

Otávio prosseguiu:

-- Se amo meu pai, o mesmo não se pode dizer de minha mãe. Nossas relações são hoje ditadas por rígidos princípios, algo assim como o decoro parlamentar ou o código de ética de um Lions Clube. Tudo para evitar as brigas de mau gosto que tínhamos no passado.

"É difícil descrever minha mãe. Ela é como Tânatos, tem coração de ferro e vísceras de bronze. Apropriadamente para uma personificação da Morte, trata-se de uma pessoa prática. Só fala através de lugares comuns. É supersticiosa a ponto de não entregar um saleiro diretamente nas mãos de outra pessoa ('senão nós brigamos', diz. Comigo não adiantou nada). É egoísta, profundamente egoísta. Tudo bem, eu adoro os individualistas, os que impõem sua vontade -- mas mesmo eles sabem amar. Tenho absoluta certeza de que ela não ama meu pai, nem jamais me amou. Tem todas as características da mãe típica, , mas sua natureza reprimida vive a traí-la. As coisas que exige de mim e de minha pobre irmã na verdade não dizem respeito a nós dois São ditas -- e pequenos olhares, gestos, expressões e inflexões de voz o demonstram -- para que ela se certifique de que os outros não pensarão mal de si. Mas não quero mais falar dela, isso me entristece.

Nenhum comentário: